top of page
GRUPO DE PESQUISAS UFOLÓGICAS
Desde 1989
Sobre o Grupo de Pesquisas Ufológicas
Acima, a logomarca oficial do GPU.
(criação e desenho: Alexandre Calandra)
Acima, a primeira concepção da mascote do GPU, de nome "Cosmos".
(criação e desenho: Alexandre Calandra)
O Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU) é um conjunto de pessoal e material, sem caráter político, religioso ou fins lucrativos, dedicado ao estudo científico dos “Objetos Voadores Não Identificados” (Ovnis). O grupo foi fundado em 10 de abril de 1989, em Americana, SP, pelo ufólogo Alexandre Calandra. Desde sua fundação o GPU tem organizado e conduzido centenas de pesquisas e investigações de campo; divulgado a Ufologia nos meios científicos, estudantis e junto ao público leigo; reunido estudiosos da área em Congressos, Encontros e Palestras promovendo a difusão de seus trabalhos, debates sobre os aspectos que constituem o fenômeno Ovni, além da confraternização entre os mesmos num evento batizado de “UFO-Amigos”; realizado centenas de investigações de campo e mais de 2500 vigílias organizadas através de seu “Departamento de Investigação e Vigília” (DIV), com o objetivo de estabelecer contato com os “Ovnis”; mantido uma publicação técnico-científica denominada “UFO-INFORME”; atendido a imprensa escrita, falada e televisiva; prestado auxílio a grupos e pesquisadores da classe ufológica; e mantido intercâmbio com milhares de estudiosos da Ufologia ou de ciências correlatas do Brasil e do Exterior. O GPU, ainda, fundou um departamento voltado a atividades saudáveis e ecológicas, o “GPU-ECO”, além do “SAMT”, responsável pela organização e direção dos acampamentos, do planejamento e comando das trilhas, da preparação e liderança do montanhismo, realizados em todo o território nacional pelo GPU-ECO; e desde sua fundação vêm praticando ações solidárias – nomeadas em 2012 de “GPU Solidário”. O GPU já esteve sediado em Americana, SP, Itapema, SC, sendo que atualmente está em Campinas, SP, Brasil.
HISTÓRICO DO GPU E DO UFO-INFORME, POR ALEXANDRE CALANDRA
Os seguidores do GPU e leitores do UFO-INFORME que assistem palestras minhas e leem artigos meus, sabem que desde muito cedo tenho apreço por Ufologia e Astronomia. Na infância devorava livros sobre Astronomia, mistérios, e era fissurado em filmes, desenhos e séries que abordavam ficção científica e fenômenos sobrenaturais. Frequentemente passava horas observando o céu estrelado. Munido de uma pequena luneta emprestada imaginava - na franqueza de uma criança -, que um dia conseguiria encontrar indícios de vida extraterrestre em algum dos astros que focalizava. Meu interesse pelo “Espaço e suas ignotas” aumentou em 1979, aos 11 anos de idade, quando testemunhei a aparição de um Ovni. Isto ocorreu na cidade de São Paulo, onde morava na época, entre 20 e 21h de uma noite. Tudo começou em meio a um jogo de vôlei que eu participava juntamente de uns oito amigos da vizinhança. Em dado momento a bola foi lançada a grande altura e um dos presentes, que acompanhava atentamente o seu trajeto, percebeu que havia algo de estranho no céu. Avisados por ele todos pudemos observar um objeto com a forma de um disco redondo, que num mesmo ponto do céu (ao zênite) movimentava-se ininterruptamente, realizando evoluções circulares. Como o céu daquela noite estava parcialmente nublado, vez por outra o Ovni era encoberto pelas nuvens. Em vista disso, pudemos vê-lo apenas em intervalos de poucos instantes, que somaram cerca de 4 minutos. Até que, após um longo período de céu encoberto, não o notamos mais. Recordo-me que, depois do avistamento, de tão impressionados alguns dos colegas ficaram reunidos na calçada questionando sobre a natureza daquele fenômeno.
No início dos anos 80 adquiri diversas edições da “Revista Planeta” que versavam sobre Ufologia, Parapsicologia, UFO-Arqueologia e temas relacionados. Contudo, eu já vinha lendo reportagens e obras sobre Ovnis desde 1978, com 10 anos de idade. Os primeiros artigos que contemplei foram das extintas “Revista Manchete” e “O Cruzeiro”. E os primeiros livros que li sobre mistérios foram “O Continente Perdido de Mu”, de autoria de James Churchward, publicado pela editora Hemus (edição de 1972), e “Ovni e as Civilizações Extraterrestres”, de autoria de Guy Tarade, publicado pela editora Hemus (edição de 1976).
Em 1986 uma reportagem na TV chamou a atenção de todos nós, os motivados nos estudos ufológicos. Em 19 de maio a Aeronáutica registrou uma série de objetos voadores não identificados pelos céus do Brasil. Cinco aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviadas para interceptar os alvos: vinte e um pontos luminosos que mudavam de posição em alta velocidade. No dia seguinte o Tenente-Brigadeiro do Ar, Octávio Júlio Moreira Lima, que na época era o Ministro da Aeronáutica, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, juntamente com os pilotos das aeronaves militares, confirmando os acontecimentos. Esse caso ficou conhecido como “Noite Oficial dos Ovnis”, vindo a ser um dos mais importantes da Casuística Ufológica do Brasil (vide UFO-INFORME nº 142, pg. 5).
Outro assunto que me marcou em 1986 foi o cometa Halley. O tema era apresentado com euforia na mídia e nas rodas de conversas, porque, após seu último periélio em 1910, o Halley faria uma nova passagem naquele ano. Porém, devido a poluição luminosa de São Paulo, os astrônomos recomendavam que os interessados procurassem uma cidade do interior para observar o fenômeno. Assim, por sugestão de uma reportagem de TV, me desloquei a um ponto alto de Atibaia, SP, onde distingui o cometa Halley num céu salpicado de estrelas (vide UFO-INFORME nº 138, pg. 6).
No segundo semestre de 1988 mudei de São Paulo, SP, para a cidade de Americana, SP. Logo, tomei conhecimento da existência do Observatório Municipal de Americana (OMA) e, então, passei a frequentá-lo e a colaborar em suas atividades, de início como monitor. Mais tarde (nos anos seguintes), além do atendimento ao público, fiz parte de equipes no OMA que documentaram eventos importantes, inclusive reportados pela Imprensa (vide UFO-INFORME nº 01, pg. 3).
Em Americana continuei acompanhando as notícias sobre Ufologia, sempre com entusiasmo. Entre as publicações que seguia à época destaco a Revista Planeta e a Revista UFO. Através delas obtive endereços de diversos ufólogos com os quais iniciei um intercâmbio. Também, munido de um modesto acervo de livros, periódicos, revistas, fitas de VHS e Cassete, vim realizando estudos independentes e vigílias noturnas. O estímulo era tal que, mesmo atuando sozinho, no início de 1989 já havia feito cerca de 100 vigílias entre Americana e seus arredores. Nesse período, observando os esforços dos militantes na causa ufológica, fiquei deveras interessado em me juntar a eles e prestar minha contribuição a Ufologia. Então, de forma particular e nas horas de descanso onde residia, me pus a projetar uma associação desse gênero. É importante ressaltar que na época (início de 1989) não havia nenhum grupo ufológico atuando publicamente em Americana. Daí, na noite de 10 de abril de 1989, uma segunda-feira, aos 20 anos de idade, fundei uma associação batizando-a de “Grupo de Pesquisas Ufológicas” e definindo “GPU” como sua sigla. Estes foram os primeiros materiais que elaborei para o GPU: (1) uma logomarca, me inspirando no Caso Adamski - um dos mais conhecidos da Casuística Ufológica Mundial; e (2) formulários para pesquisas e observações. Confeccionei esses materiais de maneira artesanal, me utilizando de máquina de escrever, papel sulfite, lápis, régua e compasso.
Após a criação do GPU passei a divulgá-lo entre meus conhecidos e correspondentes ligados a Ufologia. Todos receberam a notícia com grande alegria, me saudando e celebrando pelo nascimento do Grupo de Pesquisas Ufológicas. O tempo foi passando e o ano de 1989 terminou com um saldo positivo para o GPU. Apesar de atuar sozinho nos primeiros (e na maioria) dos meses e dispor de poucos recursos, eu havia executado diversas investigações de campo, vigílias, reuniões e mantido intercâmbio com dezenas de ufólogos. Logo, como resultado dessas atividades, o Grupo de Pesquisas Ufológicas ganhou muitos admiradores e seguidores. Os seus primeiros filiados surgiram ainda em 1989, entre outubro e dezembro (vide lista no UFO-INFORME nº 15, pg. 6).
Nos meses subsequentes à fundação do GPU, em minhas horas vagas fui elaborando um periódico com o propósito principal de publicar as atividades da associação. Daí, na noite de 05 de outubro de 1990, uma sexta-feira, aos 22 anos de idade, fundei o UFO-INFORME como a publicação técnico-científica do Grupo de Pesquisas Ufológicas e lancei o seu primeiro número. A exemplo de outros materiais do grupo (como logomarca, formulários etc), confeccionei o boletim de forma artesanal, através de máquina de escrever, papel sulfite, lápis, régua e compasso. Em seguida, na semana de 08 de outubro de 1990, mandei fazer dezenas de exemplares do UFO-INFORME nº 01, através de cópias Xerox e, então, postei-os nos Correios para diversos correspondentes da comunidade ufológica brasileira. Assim como o GPU, também o UFO-INFORME foi celebrado pelos amigos ufólogos, sendo recebido por eles com muito entusiasmo.
Na sequência exponho uma cronologia detalhando a evolução, fatos históricos e marcos do UFO-INFORME, bem como os do GPU, ocorridos desde a fundação dos dois:
10/04/1989 – Fundação do Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU), em Americana, SP. O GPU é um conjunto de pessoal e material, sem caráter político, religioso ou fins lucrativos, dedicado ao estudo científico dos “Objetos Voadores Não Identificados” (Ovnis);
11/04/1989 – O GPU realiza sua primeira atividade: uma vigília noturna em Americana, SP;
11/04/1989 – O GPU realiza sua primeira observação de um Ovni. Foi durante sua primeira atividade, uma vigília, em Americana, SP (vide UFO-INFORME nº 132, pg. 2);
Abril/1989 – O GPU realiza sua primeira investigação de campo, na região rural de Santa Bárbara D'Oeste, SP;
05/10/1990 – Fundação do UFO-INFORME, publicação técnico-científica do Grupo de Pesquisas Ufológicas, e lançamento do Nº 01, em Americana, SP. De início o Boletim tinha o formato 16x21cm e era confeccionado artesanalmente (gráficos realizados à mão e textos datilografados). Os exemplares para distribuição eram feitos através de cópias Xerox, e em preto e branco;
10/03/1991 – O GPU, através de Alexandre Calandra, concede a primeira entrevista a um jornal impresso: “O Liberal”, de Americana, SP;
12/04/1991 – O GPU, através de Alexandre Calandra, concede a primeira entrevista a uma TV: “TV Americana”, de Americana, SP;
05/05/1992 – Mudança no formato (tamanho) do UFO-INFORME: do nº 7 em diante passou a ser 21x32cm;
05/08/1993 – O UFO-INFORME nº 9 é lançado em Itapema, SC, uma vez que a Redação do Boletim e o GPU foram transferidos para essa localidade em 13.02.1993;
02/09/1993 – O GPU realiza sua vigília de número 100, em Itapema, SC;
30/09/1995 – O GPU promove seu primeiro evento: o “1º Encontro de Ufologia de Itapema”, em Itapema, SC;
Fevereiro/1996 – O UFO-INFORME passou a ser confeccionado através de computadores e a sua impressão processada em gráfica. Ainda em preto e branco, o nº 21 foi o primeiro rodado em Off-Set. Também, o ufólogo Lafayette Cyríaco, Consultor Científico do GPU, aceitou o convite para integrar a Equipe UFO-INFORME, na qualidade de Co-Editor;
Abril/1996 – Com o auxílio de programas para editoração eletrônica, o GPU relançou as edições anteriores do UFO-INFORME (do nº 1 ao 20). Nessa nova versão, revista e ampliada, a publicação teve o seu layout padronizado a partir do modelo usado nas edições atuais;
Janeiro/1999 – O UFO-INFORME chega ao número 50;
10/04/1999 – O GPU completa 10 anos de existência;
31/08/1999 – O UFO-INFORME é registrado no Escritório de Direitos Autorais, da Fundação Biblioteca Nacional, sob nº 181.445, livro 308, folha 99, e de acordo com os termos da lei 9.610 de 19/02/1988;
Dezembro/1999 – Pela primeira vez em sua história, o UFO-INFORME alcança 12 edições num ano, sendo lançado mensalmente. Em dezembro foi publicada a edição nº 61;
05/10/2000 – O UFO-INFORME completa 10 anos de existência! No mês de aniversário, foi lançada a edição nº 71 do Boletim;
Dezembro/2000 – Pela segunda vez, o UFO-INFORME atinge a marca de 12 edições num ano (um por mês). Em dezembro foi publicada a edição nº 73;
Maio/2001 – O UFO-INFORME nº 74 é lançado em Americana, SP, em razão da Redação do Boletim e o GPU voltarem a ser sediados nesse município em 15.01.2001. Em solo paulista, a publicação prosseguiu seu desenvolvimento, apresentando melhorias na estética e na distribuição;
Agosto/2001 – O UFO-INFORME nº 75 é lançado no papel couchê, pela primeira vez;
Novembro/2003 – A partir do nº 88 o UFO-INFORME passou a ser lançado com a capa e a página 8 em cores;
22/02/2004 – O GPU realiza sua vigília de número 500, em São Thomé das Letras, MG;
10/04/2004 – O GPU completa 15 anos de existência;
25/06/2005 – Fundação do UFO-Amigos, em Piracicaba, SP. Trata-se de um evento do GPU para confraternização entre adeptos e pesquisadores da Ufologia científica, mística ou de outras tendências, com troca de ideias, materiais e informações entre os presentes, além de vigília noturna e outras atividades;
05/10/2005 – O UFO-INFORME completa 15 anos de existência. No mês de aniversário, é publicada a edição nº 98 do Boletim;
Abril/2006 – O UFO-INFORME chega ao número 100!
07/05/2007 – Vigília de nº 1000 do GPU, realizada em Campinas, SP;
Julho/2007 – O UFO-INFORME nº 105 é lançado em Campinas, SP, uma vez que a Redação do Boletim e o GPU foram transferidos para esse município em 05.05.2007. A publicação apresenta melhorias no tipo de papel e na qualidade de impressão;
10/04/2009 – O GPU completa 20 anos de existência;
05/10/2010 – O UFO-INFORME completa 20 anos de existência! No mês de aniversário, é publicada a edição nº 117 do Boletim;
05/12/2010 – Fundação do GPU-ECO, um departamento do GPU voltado a atividades saudáveis e ecológicas, em Campinas, SP. O GPU-ECO realiza, regularmente, em diversas localidades: trilhas; visitas a sítios arqueológicos; passeios em cachoeiras e praias; passeios ciclísticos; e muito mais;
15/06/2011 – Vigília de nº 1500 do GPU, realizada em Campinas, SP;
Setembro/2011 – Nesta data, com o lançamento do número 120, o UFO-INFORME bate outra marca: É o primeiro periódico de uma associação voltada à Ufologia no Brasil, de distribuição gratuita, a atingir 100 edições impressas em gráfica;
03/05/2012 – Vigília de nº 1600 do GPU, realizada em São Thomé das Letras, MG;
Junho/2012 – A partir do número 122 o UFO-INFORME passou a ser lançado no formato digital e, também, apresentar todas as suas páginas em cores;
dárias” do grupo de “GPU Solidário”, formalizando a criação de um departamento para essa finalidade;
10/04/2014 – O GPU completa 25 anos de existência;
05/10/2015 – O UFO-INFORME completa 25 anos de existência;
06/02/2016 – Fundação do Setor de Acampamento, Montanhismo e Trilhas (SAMT), do GPU, em Ubatuba, SP. O SAMT é responsável pela organização e direção dos acampamentos, do planejamento e comando das trilhas, da preparação e liderança do montanhismo, realizados em todo o território nacional e também no Exterior pelo GPU-ECO;
09/02/2016 – Vigília de nº 2000 do GPU, realizada em Ubatuba, SP;
10/04/2017 – Na data de aniversário de 28 anos de sua fundação, o Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU) lançou em DVD a “Coleção Digital Completa do UFO-INFORME”, juntamente da edição nº 136 do Boletim. Pela primeira vez, os leitores tiveram acesso ao conteúdo de todas as edições digitais e originais do Boletim - mais de 1000 páginas de informação sobre o GPU, a Ufologia e assuntos correlatos -, onde também puderam desfrutar de excelente qualidade em imagens e muitas fotos coloridas que outrora, devido a forma de impressão gráfica, foram publicadas em preto e branco;
05 a 14/05/2018 – Em comemoração aos seus 29 anos, o GPU viajou ao Peru, onde realizou atividades e o “GPU ECO 2018”. O grupo conheceu lugares incríveis como Machu Picchu, Linhas de Nazca, Ollantaytambo, Pisac, Sacsayhuamán, Cahuachi, entre outros. A cobertura completa da viagem ao Peru foi publicada em três edições do UFO-INFORME: números 146, 147 e 148;
Setembro/2018 – O UFO-INFORME chega ao número 150;
Dezembro/2018 – Pela terceira vez, o UFO-INFORME atinge a marca de 12 edições num ano (um por mês). Em dezembro foi publicada a edição nº 153;
10/04/2019 – O Grupo de Pesquisas Ufológicas completa 30 anos de existência! Nesta data, também, o GPU lança o UFO-INFORME nº 157 e disponibiliza o “Índice Geral da Coleção Digital” do Boletim, ferramenta que permite a localização de todos os assuntos publicados no UFO-INFORME;
04 a 17/05/2019 – Em comemoração aos seus 30 anos, o GPU viajou para Foz do Iguaçu, PR, e localidades do Paraguai e da Argentina, onde realizou atividades e o “GPU ECO 2019”. A cobertura completa da viagem foi publicada em três edições do UFO-INFORME: números 159, 160 e 161;
08 a 15/10/2019 – Em comemoração aos 29 anos do UFO-INFORME, o GPU viajou para Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ, onde realizou atividades e o “UFO ECO 2019”. A cobertura completa da viagem foi publicada no UFO-INFORME nº 163;
Dezembro/2019 – Pela quarta vez, o UFO-INFORME atinge a marca de 12 edições num ano (um por mês). Em dezembro foi publicada a edição nº 165;
Dezembro/2019 – O Grupo de Pesquisas Ufológicas lançou a “2ª Edição da Coleção Digital Completa do UFO-INFORME, nº 01 ao nº 136, Ano de 1990 à 2017”, e a “Segunda Parte da Coleção Digital Completa do UFO-INFORME, nº 137 ao nº 165, Ano de 2017 à 2019”. A exemplo do lançamento realizado em 2017 (vide UFO-INFORME nº 136), as duas coleções disponibilizam aos leitores todas as edições originais do Boletim, com excelente qualidade em imagens. Ainda, junto às novas coleções, o GPU disponibilizou o “Índice Geral da Coleção Digital” atualizado, com todos os assuntos publicados no UFO-INFORME, do nº 01 ao nº 165;
10/04/2020 – O GPU completa 31 anos de existência;
18/06/2020 – Nesta data o Grupo de Pesquisas Ufológicas decidiu concentrar suas investigações e vigílias ufológicas sob um único órgão, fundando o Departamento de Investigação e Vigília (DIV), em Campinas, SP;
19/06/2020 – Revisão das logomarcas do UFO-Amigos e do GPU-ECO, com pequenos ajustes, e criação da nova logomarca do UFO-INFORME, por Alexandre Calandra;
22/06/2020 – Criação da nova mascote do GPU, de nome Átria, e recriação do mascote Cosmos, por Alexandre Calandra;
05/10/2020 – O UFO-INFORME completa 30 anos de existência! No mês de aniversário é publicada a edição nº 170, especial comemorativa, pela primeira vez com 15 páginas;
03 a 08/10/2020 – Em comemoração aos 30 anos do UFO-INFORME, o GPU realizou o “UFO ECO 2020” em localidades do litoral do Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. A cobertura completa da viagem foi publicada no UFO-INFORME nº 171;
07/10/2020 – Vigília de nº 2500 do GPU, realizada no município de Ubatuba, SP;
Janeiro/2021 – Na estreia do UFO-INFORME nº 172 o GPU realizou dois novos lançamentos: a “Coleção 30 anos do UFO-INFORME”, e o “DVD Volume 01 – Canal do GPU”. A “Coleção 30 anos do UFO-INFORME” traz todas as edições do periódico oficial do Grupo de Pesquisas Ufológicas, publicadas de outubro de 1990 a janeiro de 2021, do nº 01 ao nº 172. A exemplo dos dois lançamentos anteriores, feitos em 2017 e 2019, esta coleção disponibiliza aos leitores todas as edições originais do Boletim, com excelente qualidade em imagens. Também, oferece o “Índice Geral da Coleção Digital” atualizado, com todos os assuntos publicados no periódico. É a coleção mais completa já lançada do UFO-INFORME, em comemoração aos 30 anos de sua fundação. Quanto ao “DVD Volume 01 – Canal do GPU”, é o primeiro produzido na história do Grupo de Pesquisas Ufológicas. Este DVD traz os primeiros cinco episódios publicados no “Canal do GPU” no YouTube, entre os meses de novembro e dezembro de 2021. São eles: “As Chuvas Misteriosas” e “Os Mistérios de São Thomé das Letras” (Partes 1 a 4). Trata-se de um material imperdível, tanto para pesquisadores experientes como para os neófitos;
03 a 10/05/2021 – Em comemoração aos seus 32 anos, o GPU realizou o “UFO ECO 2021” em localidades do litoral do Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. A cobertura completa da viagem foi publicada no UFO-INFORME nº 173;
21/04/2021 – Nesta data, Alexandre Calandra concluiu seu livro (digital) sob o título “Agenda OVNIs Brasil: Descortinando os Segredos”. Num expediente laborioso de onze meses, Calandra escreveu e organizou essa obra, reunindo suas experiências com os Ovnis, as principais pesquisas que realizou à frente do GPU, além de seus trabalhos como Editor do UFO-INFORME em mais de 30 anos. “Agenda OVNIs Brasil: Descortinando os Segredos” tem 388 páginas, está registrado na Câmara Brasileira do Livro e, ainda, possui Ficha Catalográfica e ISBN;
08 a 15/09/2023 – Em comemoração aos 33 anos do UFO-INFORME, o GPU realizou o “GPU ECO 2023” no Espírito Santo. A cobertura completa da viagem foi publicada em duas edições do UFO-INFORME: números 193 e 194;
Março/2024 – A partir desta data, o GPU e o UFO-INFORME, em seus eventos e publicações, sempre procurará divulgar materiais que apoiem a conscientização sobre o autismo. Logo, no rodapé da página 6 do UFO-INFORME nº 198, o grupo publicou um anúncio ilustrado pela “fita quebra-cabeças”, além das mascotes do GPU, com os seguintes dizeres: “Autismo – Quando existe respeito, inclusão e ajuda, todas as peças se encaixam!”;
10/04/2024 – O GPU completa 35 anos de existência;
Maio/2024 – O UFO-INFORME chega ao nº 200, com uma edição especial comemorativa, pela primeira vez com 33 páginas;
Maio de 2024 – Alexandre Calandra desenhou mais uma mascote para o GPU, irmã-gêmea da gatinha 'Átria', com o nome de 'Nany'. Em seguida, incluiu a mascote 'Nany' na nova logo do “GPU Solidário” e, também, na nova arte da coluna “GPU Solidário”. Foi uma homenagem a uma gatinha que o GPU adotou em 2027, de nome Nany, que passou a viver na sede do grupo e a participar de muitas de suas atividades, até o ano de 2024, quando faleceu.
​​
As mascotes do GPU, de nome "Cosmos" e "Átria", relançada e lançada em 2020, respectivamente.
(criação e desenho: Alexandre Calandra)
bottom of page