top of page

Sobre Alexandre Calandra

Alexandre Calandra é Fundador-Presidente do Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU); Fundador-Editor do Boletim UFO-INFORME; Fundador-Editor do Boletim Elohim; Fundador-Presidente do Grupo de Estudos das Escrituras Sagradas Elohim (GEESE); Jornalista Investigativo há 35 anos; Conferencista; Escritor; Colunista de várias publicações; Designer Gráfico; Técnico de Hardware / Eletrônica; Certificado em vários cursos, como, Sociologia e Filosofia pela Fundação Getúlio Vargas; autor do livro “Agenda OVNIs Brasil: Descortinando os Segredos”.

A criação do GPU foi a realização de um sonho antigo seu, de investigar a fundo os fenômenos ufológicos. Paulistano de nascimento, Alexandre começou a se interessar por Ufologia e Astronomia desde garoto. Vivia perscrutando o céu noturno com uma pequena luneta emprestada, imaginando que um dia conseguiria encontrar indícios de vida extraterrestre em algum astro. Esse interesse cresceu mais ainda em 1979, quando testemunhou a aparição de um Ovni. Segue o seu relato: “Quando eu tinha 11 anos fiz a minha primeira observação de um fenômeno ufológico. Isto ocorreu na cidade de São Paulo, onde morava na época, numa noite de 1979, entre 20 e 21h. Tudo começou em meio a um jogo de vôlei que eu participava juntamente de uns oito amigos da vizinhança. Em dado momento a bola foi lançada a grande altura e um dos presentes, que acompanhava atentamente o trajeto da bola, percebeu que havia algo de estranho no céu. Avisados por ele todos pudemos observar um objeto com a forma de um disco redondo, que num mesmo ponto do céu (ao zênite) movimentava-se ininterruptamente, realizando evoluções circulares. Como o céu daquela noite estava parcialmente nublado, vez por outra o Ovni era encoberto pelas nuvens. Em vista disso, pudemos vê-lo apenas em intervalos de poucos instantes, que somaram cerca de 4 minutos. Até que, após um longo período de céu encoberto, não o notamos mais.”

Dessa experiência em diante Calandra foi se inteirando de Ufologia, UFO-Arqueologia, Parapsicologia e temas correlatos através de livros e revistas. No segundo semestre de 1988 mudou-se para Americana, SP, sendo que durante algum tempo foi monitor do Observatório Municipal de Americana (OMA). Mais tarde, além do atendimento ao público, fez parte de equipes no OMA que documentaram eventos importantes, inclusive reportados pela imprensa, como o eclipse total da Lua em 16.08.1989; passagem do novo cometa Okazaki-Levy-Rudenko, em 27.11. 1989 (ocasião em que o OMA obteve suas primeiras fotografias no Brasil); passagem do novo cometa Levy em 10.09.1990.

​

A criação do GPU – A ideia de fundar um grupo de Ufologia lhe ocorreu em fins do ano de 1988. Naquela época Alexandre vinha acompanhando com muito entusiasmo o crescente movimento das comunidades ufológicas do Brasil e do Exterior, e ficou deveras interessado em contribuir com a evolução da Ufologia, além de se desenvolver nessa área. Então, alguns meses depois, no dia 10.04.1989, fundou uma associação em Americana, SP, batizando-a de “Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU)”. Calandra criou e desenhou a logomarca do Grupo de Pesquisas Ufológicas se inspirando no caso que mais aprecia dentro da Casuística Ufológica Mundial, o “Caso Adamski”. Em seguida, divulgou a fundação do GPU entre adeptos e pesquisadores da Ufologia, sendo que logo muitos se interessaram em associar-se e manter intercâmbio com o grupo.

​

Breve descrição do GPU: O Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU) é um conjunto de pessoal e material, sem caráter político, religioso ou fins lucrativos, dedicado ao estudo científico dos “Objetos Voadores Não Identificados” (Ovnis). O grupo foi fundado em 10 de abril de 1989, em Americana, SP, pelo ufólogo Alexandre Calandra. Desde sua fundação o GPU tem organizado e conduzido centenas de pesquisas e investigações de campo; divulgado a Ufologia nos meios científicos, estudantis e junto ao público leigo; reunido estudiosos da área em Congressos, Encontros e Palestras promovendo a difusão de seus trabalhos, debates sobre os aspectos que constituem o fenômeno Ovni, além da confraternização entre os mesmos num evento batizado de “UFO-Amigos”; realizado centenas de investigações de campo e mais de 2500 vigílias organizadas através de seu “Departamento  de  Investigação  e  Vigília”  (DIV), com o objetivo de estabelecer contato com os “Ovnis”; mantido uma publicação técnico-científica denominada “UFO-INFORME”; atendido a imprensa escrita, falada e televisiva; prestado auxílio a grupos e pesquisadores da classe ufológica; e mantido intercâmbio com milhares de estudiosos da Ufologia ou de ciências correlatas do Brasil e do Exterior. O GPU, ainda, fundou um departamento voltado a atividades saudáveis e ecológicas, o “GPU-ECO”, além do “SAMT”, responsável pela organização e direção dos acampamentos, do planejamento e comando das trilhas, da preparação e liderança do montanhismo, realizados em todo o território nacional pelo GPU-ECO; e desde sua fundação vêm praticando ações solidárias – nomeadas em 2012 de “GPU Solidário”. O GPU já esteve sediado em Americana, SP, Itapema, SC, sendo que atualmente está em Campinas, SP, Brasil.

​

Primeiras atividades do GPU e do UFO-INFORME – Com a fundação do GPU, munido de um modesto acervo de literatura sobre Ufologia e equipamentos para pesquisas, Alexandre começou a organizar e conduzir reuniões, vigílias e investigações de campo. Em 05 de outubro de 1990, em Americana, SP, Calandra fundou o UFO-INFORME como a publicação técnico-científica do Grupo de Pesquisas Ufológicas, fazendo-o circular entre a comunidade ufológica brasileira. De início o UFO-INFORME era confeccionado artesanalmente (gráficos realizados à mão e textos datilografados) e no formato 16x21cm. Do número 07 em diante o formato foi alterado para 21x32cm. No ano de 1996, a partir do número 21, o UFO-INFORME passou a ser confeccionado através de computadores e impresso em Off-Set, no papel comum e em preto e branco. Nesse ano, ainda, o GPU relançou as edições anteriores (do nº 01 ao 20), revistas e ampliadas, padronizando o layout conforme o modelo usado nas edições atuais. Em 31 de agosto de 1999 o UFO-INFORME foi registrado no Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional. Também, o GPU enviou todas as edições do Boletim para a Divisão de Depósito Legal da Biblioteca Nacional. Com o decorrer dos anos o UFO-INFORME atingiu marcos importantes: em agosto de 2001 (no nº 75) passou a ser impresso no papel couchê e em novembro de 2003 (no nº 88) com a capa e a página 8 em cores; em abril de 2006 chegou ao número 100; em junho de 2012 (no nº 122) começou a ser lançado no formato digital; em 05.10.2020 completou 30 anos de existência; em maio de 2024 chegou ao número 200. O UFO-INFORME tem a sua distribuição gratuita e dirigida entre os integrantes do GPU, adeptos e pesquisadores da Ufologia. O Expediente do Boletim conta com a colaboração de estudiosos e grupos ufológicos brasileiros e estrangeiros. Atualmente, tem como Editor o ufólogo Alexandre Calandra. Calandra também é o responsável pela diagramação, editoração eletrônica e criação gráfica da publicação. A Equipe UFO-INFORME vem crescendo com a chegada de novos membros - estudiosos independentes da Ufologia ou presidentes de grupos ufológicos -, os quais compartilham seus conhecimentos e as novidades sobre suas atividades com os leitores.

​

Os eventos, a imprensa e contribuições com veículos de comunicação – No decurso de seu desenvolvimento na Ufologia e do GPU, Alexandre passou a idealizar, promover e organizar palestras, congressos e, também, ministrar conferências. Frequentemente, Calandra vem sendo convidado pela imprensa escrita, falada e televisiva para abordar seus estudos ufológicos, bem como sobre os eventos e atividades do Grupo de Pesquisas Ufológicas. Durante um determinado período foi colunista do jornal “A Imprensa do Sul do País” - que circulava nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul -, e “O Atlântico Sul”, de Itapema, SC. Em 2003, através de contato do saudoso A. J. Gevaerd, Editor da Revista UFO, Alexandre foi convidado a integrar o quadro de consultores desta importante publicação.

​

Amigos consultores – Através das atividades do Grupo de Pesquisas Ufológicas e do UFO-INFORME, Calandra conheceu pesquisadores importantes da Ufologia, inclusive pioneiros na área, os quais se tornaram grandes amigos do grupo e, com um convite seu, vieram abrilhantar o quadro de consultores científicos do GPU, como: Lafayette Cyríaco (RJ), Lissi Dora Strobelt (SC), Fernando Cleto Nunes Pereira (RJ), Daniel Rebisso Giese (PA), Encarnacion Zapata Garcia (SP), Alonso Valdi Régis (BA), Cláudio Tsuyoshi Suenaga (SP), Ney Matiel Pires (SP), Arismaris Baraldi Dias (SP), Oriental Luiz Noronha (MG), Rosely Vaz de Lima (SP), Ireni M. S. Schiavinatto (SP), entre muitos outros.

​

Descrição do UFO-Amigos, dos departamentos do GPU, e das suas mascotes – A seguir, para conhecimentos dos leitores, segue uma descrição do UFO-Amigos, de cada um dos departamentos do Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU), e das suas duas mascotes:

​

1)UFO-Amigos – O UFO-Amigos (Grande Encontro de Amigos da Ufologia do Interior de São Paulo) é um evento de confraternização entre adeptos e pesquisadores da Ufologia científica, mística ou de outras tendências, com troca de ideias, materiais e informações entre os presentes, além de vigília noturna e outras atividades. Tradicionalmente, os convidados fazem uma refeição em algum momento de sua programação. O evento não tem caráter político, nem religioso, e a entrada é franca. A primeira edição ocorreu em 25 de junho de 2005 no Sítio Scherma, em Piracicaba, SP. Comumente, o UFO-Amigos é realizado no interior de São Paulo. Contudo, por ocasião de alguma comemoração do GPU, poderá ser feito em outros Estados. Também, apesar do subtítulo do evento se referir a Ufologia do interior de São Paulo, pode participar qualquer pesquisador independente ou associação ufológica da capital paulista, bem como de outros municípios brasileiros e, ainda, do Exterior. Desde o seu lançamento, as edições do UFO-Amigos vêm sendo de grande proveito para os seus participantes e realizadas sob um clima de muita harmonia, amizade e respeito. A logomarca e denominação do “UFO-Amigos” foram idealizados pelo presidente do GPU, Alexandre Calandra;

​

2)DIV – Como é sabido, em sua estrutura organizacional o Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU) possui pesquisadores reconhecidamente competentes, designados pela direção a realizar estudos no sentido investigativo, teórico ou experimental, os quais também são habilitados e especialistas em organizar e conduzir vigílias. No dia 18 de junho de 2020, o GPU decidiu concentrar suas investigações e vigílias ufológicas sob um único órgão, fundando o Departamento de Investigação e Vigília (DIV), em Campinas, SP. A criação, logomarca e denominação do “DIV” foram idealizados pelo presidente do GPU, Alexandre Calandra;

​

3)GPU-ECO – O GPU-ECO é um departamento do Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU), voltado a atividades saudáveis e ecológicas. Foi fundado em 05 de dezembro de 2010, em Campinas, SP. O GPU-ECO realiza, regularmente, em diversas localidades: trilhas; visitas a sítios arqueológicos; passeios em cachoeiras e praias; passeios ciclísticos; e muito mais. Todas as atividades do GPU-ECO são de entrada franca, abertas a qualquer pessoa, e a participação é espontânea, de acordo com as possibilidades de cada um. O juramento dos membros do departamento é: “Eu, integrante do GPU-ECO, prometo proteger e preservar a natureza do planeta Terra, respeitar as leis estabelecidas em favor do meio ambiente, além de difundir a importância disto sempre de forma voluntária. Também, assumo o compromisso de cooperar para o êxito e harmonia em todas as atividades do GPU-ECO”. A criação, logomarca e denominação do “GPU-ECO” foram idealizados pelo presidente do GPU, Alexandre Calandra;

​

4)SAMT – No dia 06 de fevereiro de 2016, por ocasião do “UFO ECO 2016”, realizado no litoral norte de São Paulo, foi inaugurado um setor do GPU-ECO, denominado “SAMT”: Setor de Acampamento, Montanhismo e Trilhas. O “SAMT” é responsável pela organização e direção dos acampamentos, do planejamento e comando das trilhas, da preparação e liderança do montanhismo, realizados em todo o território nacional pelo GPU-ECO. Importante salientar que o montanhismo do “SAMT” não é alpinismo, mas turismo ecológico por meio de caminhadas em montanhas. A criação, logomarca e denominação do “SAMT” foram idealizados pelo presidente do GPU, Alexandre Calandra, no início de fevereiro de 2016;

 

5)GPU Solidário – Desde a fundação do GPU, seja por ocasião de alguma atividade do grupo ou de forma particular, o seu presidente, Alexandre Calandra, tem se mobilizado para realizar doações e beneficências. Também, os integrantes do Grupo de Pesquisas Ufológicas têm abraçado muitas causas solidárias. Todas essas “ações solidárias” foram e tem sido feitas com muita dedicação e amor, sem nenhum interesse pecuniário ou de obter vantagens pessoais. Em outubro de 2012 o GPU, através de Alexandre, passou a denominar as “ações solidárias” do grupo de “GPU Solidário”. Também, a criação e logomarca do “GPU Solidário” foram idealizados por Calandra.

Em março de 2024 o GPU Solidário abraçou mais uma causa importante. Agora, o GPU e o UFO-INFORME, em seus eventos e publicações, sempre procurará divulgar materiais que apoiem a conscientização sobre o autismo. A partir do UFO-INFORME nº 198, o boletim passou a publicar um anúncio ilustrado pela “fita quebra-cabeças”, além das mascotes do GPU, com os seguintes dizeres: “Autismo – Quando existe respeito, inclusão e ajuda, todas as peças se encaixam!”;

​

6)Mascotes Cosmos, Átria  e Nany – No dia 22 de junho de 2020, Alexandre Calandra criou uma nova mascote para o GPU, de nome Átria. É uma gata alienígena, apresentada com e sem traje espacial, as vezes ao lado do mascote Cosmos. A título de informação, Átria é a estrela mais brilhante da constelação de Triangulum Australe, com uma magnitude aparente de 1,92. É uma das três estrelas que formam o triângulo representado na constelação. Seu nome é uma mera contração de sua designação: Alpha Trianguli Australis. Átria aparece na bandeira do Brasil, simbolizando o estado do Rio Grande do Sul. Com base em medições de paralaxe, está localizada a aproximadamente 391 anos-luz (120 parsecs) da Terra. Quanto ao outro mascote do GPU, de nome Cosmos, também em 22 de junho de 2020 foi recriado totalmente por Calandra, com novas dimensões e aparência. Cosmos possui um traje espacial semelhante ao de Átria, e as vezes poderá ser apresentado sem capacete. A título de curiosidade, Cosmos é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo.

No início de maio de 2024, Alexandre Calandra desenhou mais uma mascote para o GPU, irmã-gêmea da gatinha 'Átria', com o nome de 'Nany'. Em seguida, incluiu a mascote 'Nany' na nova logo do “GPU Solidário” e, também, na nova arte da coluna “GPU Solidário”. Foi uma homenagem a uma gatinha que o GPU adotou em 2017, de nome Nany, que passou a viver na sede do grupo e a participar de muitas de suas atividades, até o ano de 2024, quando faleceu.

​

Resultados positivos à frente do GPU e o lançamento de um livro – Com mais de 35 anos de Ufologia e à frente do GPU, Calandra realizou centenas de pesquisas de campo e reuniões; promoveu diversos eventos e palestras; efetuou mais de 2500 vigílias; lançou 200 edições do UFO-INFORME; fez dezenas de atendimentos a imprensa; desenvolveu estudos de contatos imediatos importantes em várias localidades, de 2º e 3º graus, por exemplo; investigou ocorrência sobre queda de Ovni etc. Ainda, das insistentes vigílias, com mais de 10.000 horas de observação em locais de incidência ufológica, obteve avistamentos, fotos e filmes de Ovnis. Em 21.04.2021, Alexandre concluiu seu livro “Agenda OVNIs Brasil: Descortinando os Segredos”. Num expediente laborioso de onze meses, Calandra escreveu e organizou essa obra, reunindo suas experiências com os Ovnis, as principais pesquisas que realizou à frente do GPU, além de seus trabalhos como Editor do UFO-INFORME em mais de 30 anos. “Agenda OVNIs Brasil: Descortinando os Segredos” tem 388 páginas, está registrado na Câmara Brasileira do Livro e, ainda, possui Ficha Catalográfica e ISBN.

​

Cargos no GPU – Grupo de Pesquisas Ufológicas (GPU): Idealizador, Fundador, Presidente (fundou-o em 10.04.1989); Departamento de Investigação e Vigília (DIV): Idealizador, Fundador, Administrador (fundou-o em 18.06.2020); UFO-INFORME: Idealizador, Fundador, Editor (fundou-o em 05.10. 1990); UFO-Amigos: Idealizador, Fundador, Administrador (fundou-o em 25.06.2005); GPU-ECO: Idealizador, Fundador, Administrador (fundou-o em 05.12.2010); Setor de Acampamento, Montanhismo e Trilhas (SAMT): Idealizador, Fundador, Administrador (fundou-o em 06.02.2016); GPU Solidário: Idealizador, Fundador, Administrador (desde Out./2012); Facebook do GPU: Idealizador, Fundador, Administrador (fundou-o em 25.02.2015); Site do GPU: Idealizador, Fundador, Designer, Editor, Administrador (fundou-o em 08.12.2016); Canal do GPU no YouTube: Idealizador, Fundador, Designer, Criador de Conteúdo, Administrador (fundou-o em 27.06.2007 / reativado em Novembro/2020).

 

Eventos idealizados, promovidos e organizados por Alexandre Calandra – Encontro de Ufologia de Itapema, SC, (1995); 2º Encontro de Ufologia de Itapema, SC, e 1º Congresso de Ufologia de Santa Catarina (1996); 3º Encontro de Ufologia de Itapema, SC, e 2 º Congresso de Ufologia de Santa Catarina (1997); 1º Encontro de Ufologia de Balneário Camboriú, SC, (1999); 4º Encontro de Ufologia de Itapema, SC, e 3 º Congresso de Ufologia de Santa Catarina (1999); Aula sobre Ufologia ministrada por Alexandre Calandra para alunos da 5ª Série do Colégio Unificado, em Balneário Camboriú, SC, (2000); 2º Encontro de Ufologia de Balneário Camboriú, SC, e 4 º Congresso de Ufologia de Santa Catarina (2000); 1º Encontro de Ufologia de Santa Bárbara D'Oeste, SP, (2004); 1º UFO-AMIGOS – Grande Encontro de Amigos da Ufologia do Interior de São Paulo, em Piracicaba, SP, (2005); 2º UFO-AMIGOS – Grande Encontro de Amigos da Ufologia do Interior de São Paulo, em Piracicaba, SP, (2006); Exposição e Palestra sobre Ufologia no CEESA de Americana, SP, (2006); Exposição e Palestra sobre Ufologia em São Thomé das Letras, MG, (2007); 3º UFO-AMIGOS – Grande Encontro de Amigos da Ufologia do Interior de São Paulo, em Piracicaba, SP, (2007); 1º Encontro para Busca de Observação de Ovnis, em São Thomé das Letras, MG, (2008); 4º UFO-AMIGOS – Grande Encontro de Amigos da Ufologia do Interior de São Paulo, em Piracicaba, SP, (2008); 2º Exposição e Palestra sobre Ufologia em São Thomé das Letras, MG, (2009); 2º Encontro para Busca de Observação de Ovnis, em São Thomé das Letras, MG, (2009); 5º UFO-AMIGOS – Grande Encontro de Amigos da Ufologia do Interior de São Paulo, em Piracicaba, SP, (2009); 3º Exposição e Palestra sobre Ufologia em São Thomé das Letras, MG, (2010); 3º Encontro para Busca de Observação de Ovnis, em São Thomé das Letras, MG, (2010); 6º UFO-AMIGOS – Grande Encontro de Amigos da Ufologia do Interior de São Paulo, Edição Comemorativa dos 20 anos do Boletim UFO-INFORME, em São Thomé das Letras, MG, (2010); GPU-ECO em São Thomé das Letras, MG, (2011); 4º Encontro para Busca de Observação de Ovnis, em São Thomé das Letras, MG, (2011); 7º UFO-AMIGOS – Grande Encontro de Amigos da Ufologia do Interior de São Paulo, em Piracicaba, SP, (2012); 5º Encontro para Busca de Observação de Ovnis, em São Thomé das Letras, MG, (2012); 2º GPU-ECO em São Thomé das Letras, MG, (2012); 6º Encontro para Busca de Observação de Ovnis, em São Thomé das Letras, MG, (2013); 3º GPU-ECO em São Thomé das Letras, MG, (2013); Exposição sobre Ufologia, São Thomé das Letras, MG, (2013); UFO-Expo Ilhabela, SP, (2014); 1º UFO ECO, Litoral Norte de São Paulo, (2014); UFO ECO, Litoral Norte de São Paulo, (2015); UFO ECO, Litoral Norte de São Paulo, (2016); GPU-ECO 2016, Chapada dos Veadeiros, GO, (2016); UFO ECO 2017, Serra da Mantiqueira, (2017); 7º Encontro para Busca de Observação de Ovnis, em São Thomé das Letras, MG, (2017); 5º Exposição sobre Ufologia, São Thomé das Letras, MG, (2017); GPU-ECO 2017, Bertioga, SP, (2017); GPU-ECO 2018, Peru (diversos locais), (2018); GPU-ECO 2018, Bertioga, SP, (2018); UFO ECO 2018, Chapada Diamantina e Mata de São João, BA, (2018); GPU-ECO 2019, Brasil, Argentina e Paraguai, (2019); UFO ECO 2019, Ilha Grande, RJ, (2019); UFO ECO 2020, Litoral dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, (2020); UFO ECO 2021, Litoral dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, (2021); UFO ECO 2022, Ubatuba, SP, (2022); UFO ECO 2022/23, Cunha, SP, e Paraty, RJ (2022/2023); GPU-ECO 2023, Espírito Santo, (2023); UFO ECO 2024, Ubatuba e Caraguatatuba, SP (2024).

 

Alguns marcos alcançados no GPU – 35 anos de existência do GPU, em 10.04.2024; 33 anos do UFO-INFORME, em 05.10.2023; número 100 do UFO-INFORME, em abril de 2006; número 200 do UFO-INFORME, em maio de 2024; primeiro grupo de Ufologia do Brasil a imprimir 100 edições de seu periódico oficial em Off-Set; vigília de nº 1000 em 07.05.2007, realizada em Campinas, SP; vigília de nº 2000 em 09.02.2016, realizada em Ubatuba, SP; vigília de nº 2500 em 07.10.2020, realizada em Ubatuba, SP; lançamento da “Coleção 30 anos do UFO-INFORME”, e do “DVD Volume 01 – Canal do GPU”, em janeiro/2021; lançamento do livro sob o título “Agenda OVNIs Brasil: Descortinando os Segredos”, em 21 de abril de 2021.

​

Algumas entrevistas concedidas por Alexandre Calandra – TV Americana, Americana, SP, 12.04.1991; Jornal “O Liberal”, Americana, SP, 10.03.1991; TV Americana, Americana, SP, 25.01.1992; Jornal A Imprensa do Sul do País, SC, 2ª semana de outubro de 1993; Jornal “Diário do Litoral”, Itajaí, SC, 26-27.03.1994; Jornal Atlântico Sul, Itapema, SC, 2ª quinzena de setembro de 1995; Jornal de Santa Catarina, Blumenau, SC,  30.09.1995; Jornal Atlântico Sul, Itapema, SC, 1ª quinzena de outubro de 1995; Jornal de Santa Catarina, Blumenau, SC, 08-09.10.1995; TV Record, Blumenau, SC, 04.01.1996; Jornal de Santa Catarina, Caderno Pelo Vale, Blumenau, SC, 22.03.1996; Jornal “Tribuna Catarinense”, Balneário Camboriú, SC, 18 a 24.05.1996; Rádio Menina, Balneário Camboriú, SC, 24.05.1996; TV Mocinha, Balneário Camboriú, SC, 24.05.1996; TV RBS, Rede Globo, Florianópolis, SC, 25.05.1996; Jornal “A Notícia”, Joinville, SC, 27.05.1996; Jornal de Santa Catarina, Blumenau, SC, 27.05.1996; Jornal “Diário Catarinense”, Florianópolis, SC, 27.05.1996; Jornal Atlântico Sul, Itapema, SC, 1ª quinzena de junho de 1996; Jornal “O Liberal”, Americana, SP, 27.10.1996; Jornal “Mar Azul”, Itapema, SC, 14.11.1997; Jornal “Folha de Santa Catarina”, Balneário Camboriú, SC, 15 a 21.11.1997; Rádio Camboriú, Balneário Camboriú, SC, 18.11.1997; Rádio Araguaia, Brusque, SC, 19.11.1997; Jornal “Mar Azul”, Itapema, SC, 28.11.1997; Jornal KNR, Brusque, SC, novembro de 1997; Jornal “Mar Azul”, Itapema, SC, 19.12.1997; Rádio Eldorado, São José dos Pinhais, PR (Programa UFO-Arquivo Confidencial), 13.02.1999; Rádio Eldorado, São José dos Pinhais, PR (Programa UFO-Arquivo Confidencial), 06.03.1999; Rádio Eldorado, São José dos Pinhais, PR (Programa UFO-Arquivo Confidencial), 13.03.1999; Rádio Menina do Atlântico, Balneário Camboriú, SC (Programa Bote a Boca no Trombone), 04.05.1999; TV Mocinha, Balneário Camboriú, SC (Programa Primeiro Plano), 04.05.1999; Jornal Página Três, Balneário Camboriú, SC, 05.06.1999; Rádio Menina do Atlântico, Balneário Camboriú, SC (Programa Bote a Boca no Trombone), 07.06.1999; TV Mocinha, Balneário Camboriú, SC (Programa Vanguarda), 07.06.1999; TV Mocinha, Balneário Camboriú, SC (Programa Mocinha & Cia), 07.06.1999; Jornal de Santa Catarina, Blumenau, SC, 11.06.1999; Jornal “Diário da Cidade”, Itajaí, SC, 11.06.1999; Rádio Camboriú, Balneário Camboriú, SC, 11.06.1999; Rádio CBN, Blumenau, SC, 12.06.1999; Jornal “A Notícia”, Joinville, SC, 13.06.1999; Jornal de Santa Catarina, Blumenau, SC, 13 e 14.06.1999; Rádio Menina do Atlântico, Balneário Camboriú, SC (Programa Bote a Boca no Trombone), 22.11.1999; TV Mocinha, Balneário Camboriú, SC (Programa Vanguarda), 22.11.1999; Rádio CBN, Blumenau, SC, 25.11.1999;  Rádio Difusora de Rio do Sul, SC, novembro de 1999; Rádio Globo de Blumenau, SC, novembro de 1999; Jornal O Atlântico, Itapema, SC, 2ª quinzena de dezembro de 1999; Jornal Página Três, Balneário Camboriú, SC, 12.06.2000; TV Mocinha, Balneário Camboriú, SC (Programa Radar), 21.08.2000; Rádio 99FM, Balneário Camboriú, SC (Programa A Hora da Verdade), 03.11.2000; Rádio Vale de Tijucas, SC (Programa Encontros e Contatos), 14.11.2000; Jornal “Tribuna Catarinense”, Balneário Camboriú, SC, 17 a 23.11.2000; Jornal O Atlântico, Itapema, SC, 17.11.2000; Rádio Clube de Itajaí, SC (Programa Só Notícias), 20.11.2000; Rádio Catarinense, Joaçaba, SC (Programa Rádio Contato), 20.11.2000; Jornal “A Notícia”, Joinville, SC, 22.11.2000; Rádio CBN, Blumenau, SC (Programa CBN Total), 22.11.2000; Rádio Aliança de Concórdia, SC (Programa Jornal da Manhã), 23.11.2000; Rádio Belos Montes de Seara, SC (Programa Show da Manhã), 23.11.2000; Jornal O Atlântico, Itapema, SC, 24.11.2000; Jornal de Santa Catarina, Blumenau, SC, 24.11.2000; TV-SCC da Rede SBT, SC, 24.11.2000; Jornal de Santa Catarina, Blumenau, SC, 27.11.2000; Jornal “Diário”, Santa Bárbara D'Oeste, SP, 12.05.2004; Jornal “O Liberal”, Americana, SP, 11.06.2004; Jornal “Diário”, Santa Bárbara D'Oeste, SP, 12.06.2004; Jornal da Zona Leste, Santa Bárbara D'Oeste, SP, junho de 2004; Jornal “TodoDia”, Caderno Toda Gente, Americana, SP, 25.06.2006; TV J Brazil, São Thomé das Letras, MG, 02.11.2011; TV J Brazil, São Thomé das Letras, MG, 18.11.2012.

​

Alguns locais visitados por Alexandre Calandra para atividades do GPU – São Paulo (SP), Americana (SP), Santa Bárbara D'Oeste (SP), Cunha (SP), Limeira (SP), Capivari (SP), Rio das Pedras (SP), Tietê (SP), São Pedro (SP), Analândia (SP), Piracicaba (SP), Carapicuíba (SP); Caraguatatuba (SP), Águas de São Pedro (SP), Santa Maria da Serra (SP), Serra Negra (SP), Santos (SP), Ubatuba (SP), Itapira (SP), Campinas (SP), Salto (SP), Elias Fausto (SP), Botucatu (SP), São Bento do Sapucaí (SP), Campos do Jordão (SP), Ilhabela (SP), São Vicente (SP), Praia Grande (SP), Holambra (SP), Águas de Lindóia (SP), Pedreira (SP), Nova Odessa (SP), Sumaré (SP), Amparo (SP), Paulínia (SP), Monte Mor (SP), Hortolândia (SP), Cosmópolis (SP), Artur Nogueira (SP), Jaguariúna (SP), Santo Antônio de Posse (SP), Socorro (SP), Indaiatuba (SP), Itu (SP), Boituva (SP), Porto Feliz (SP), Jundiaí (SP), Franco da Rocha (SP), Itatiba (SP), Atibaia (SP), Bragança Paulista (SP), Lindóia (SP), Mogi Guaçú (SP), Mogi Mirim (SP), Engenheiro Coelho (SP), São Sebastião (SP), Itirapina (SP), Rio Claro (SP), Cordeirópolis (SP), Morungaba (SP), Mombuca (SP), Louveira (SP), Tuiuti (SP), Saltinho (SP), Iracemápolis (SP), Bauru (SP), São José do Rio Preto (SP), Mirassol (SP), São João da Boa Vista (SP), Jarinu (SP), Francisco Morato (SP), Caieiras (SP), Cerquilho (SP), Sorocaba (SP), Cajamar (SP), Valinhos (SP), Vinhedo (SP), Cabreúva (SP), Charqueada (SP), Leme (SP), Araras (SP), Peruíbe (SP), Itanhaém (SP), Mongaguá (SP), Registro (SP), Ilha Comprida (SP), Natal (RN), Tibau do Sul (RN), Itapema (SC), Bombinhas (SC), Florianópolis (SC), Itajaí (SC), Chapadão do Lageado (SC), Balneário Camboriú (SC), Canelinha (SC), Nova Trento (SC), Ituporanga (SC), Erval Velho (SC), Herval D'Oeste (SC), Joaçaba (SC), Penha (SC), Camboriú (SC), Tijucas (SC), Presidente Getúlio (SC), Barra Velha (SC), Blumenau (SC), Navegantes (SC), Rodeio (SC), Joinville (SC), Pomerode (SC), Indaial (SC), Ilhota (SC), Brusque (SC), Porto Belo (SC), Bombas (SC), Gaspar (SC), Ascurra (SC), São João Batista (SC), São José (SC), Palhoça (SC), Piçarras (SC), Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Macaé (RJ), Barra de São João (RJ), Nova Friburgo (RJ), Paraty (RJ), Visconde de Mauá (RJ), Penedo (RJ), Itatiaia (RJ), Rio das Ostras (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Andradas (MG), Poços de Caldas (MG), São Thomé das Letras (MG), Monte Sião (MG), São Lourenço (MG), Monte Verde (MG), Caxambu (MG), Varginha (MG), Três Corações (MG), Luminárias (MG), Ilha Grande (RJ), Alto Paraíso (GO), Cavalcante (GO), Itamonte (MG), Resende (RJ), Bocaina de Minas (MG), Bertioga (SP), Guarujá (SP), Lima (Peru), Cusco (Peru), Pisac (Peru), Ollantaytambo (Peru), Machu Picchu (Peru), Chinchero (Peru), Maras (Peru), Nasca (Peru), Ica (Peru), Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA), Feira de Santana (BA), Lençóis (BA), Iraquara (BA), Palmeiras (BA), Nova Redenção (BA), Andaraí (BA), Mucugê (BA), Ibicoara (BA), Morro do Chapéu (BA), Mata de São João (BA), Foz do Iguaçu (PR), Ciudad del Este (Paraguai), Hernandarias (Paraguai), Puerto Iguazú (Argentina), Buenos Aires (Argentina), Guarapari (ES), Anchieta (ES), Vila Velha (ES), Vitória (ES) etc.

bottom of page